O Impulso apresenta 12 espetáculos até dezembro, a completar os 30 nomes propostos para 2024, entre regressos e reencontros, novas tendências, artistas emergentes e espetáculos exclusivos que irão oferecer experiências únicas ao público das Caldas da Rainha.
O festival regressa a 27 de setembro para a 2.ª parte da Season Impulso 2024, uma programação anual a decorrer no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), dando especial destaque ao talento alternativo e efervescente da música nacional e internacional.
O Impulso tem vindo a dinamizar a cidade desde 2018. A edição deste ano traz uma novidade na programação: a parceria com o Caldas Film Fest, um novo festival de cinema e cultura, a decorrer entre 26 e 28 de setembro, que trará muitas atividades à cidade nesta rentrée cultural.
A Season Impulso reabre com a estreia de mønçäo, a 27 de setembro, o novo supergrupo formado por Surma, TiagoBettencourt e TOMARA que nasceu em 2019 a convite do Impulso, numa residência que produziu mais de 1000 minutos de música e um dos espetáculos mais aclamados dessa edição.
Regressam agora para mais uma residência artística no CCC e uma apresentação audiovisual única, segundo os próprios “uma primeira centelha do que estará para vir”. A noite continua no BOX@SILOS Contentor Criativo — a meias com o Caldas Film Fest — com a pop eletrónica de Girls96 e os BALEIA BALEIA BALEIA, uma das mais acutilantes e interessantes bandas do panorama rock nacional.
A Season continua a 18 de outubro, onde haverá a apresentação do músico brasileiro RodKrieger, o projeto ESTILHAÇOS de Adolfo Luxúria Canibal e a estreia de Broken Fingers, um live act de finger drumming em mais uma experiência arrojada no laboratório Impulso, que seguramente dará festa pela noite dentro.
A 23 de novembro acontece mais um momento muito especial. Falamos do espetáculo “Leida”, de Mariana Dionísio, numa apresentação site-specific, onde a relação entre o espaço e a voz de oito artistas prometem criar um dos momentos mais vibrantes da programação de 2024. A noite conta ainda com uma viagem entre Cabo Verde e a Amazónia com Arapucagongon de Henrique Silva e Jhon Douglas e encerra com a energia e vitalidade da música urbana latina no set de Lian:e.
Em dezembro, o último mês do ano e da programação Season Impulso 2024, Carolina Miragaia estreia-se com o seu próximo disco, cruzando linhas melódicas do pop experimental com a pulsão da eletrónica. Há ainda espaço para a artista mexicana Fuensanta, uma das novas promessas das músicas do mundo, e o regresso dos renovados Memória de Peixe, em trio e com novo álbum a editar este ano pela Omnichord, num espetáculo audiovisual com vários convidados e surpresas.
A primeira parte da temporada do Impulso 2024 contou com vários nomes nacionais e internacionais como: The Legendary Tigerman, Filipe Sambado, Hatis Noit, emmy Curl, Bia Ferreira, Prétu, Criatura entre muitos outros. O Impulso 2024 é organizado pela Pulsonar Associação, numa coorganização com o Município das Caldas da Rainha e em parceria com o CCC e a ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria). Os bilhetes já estão disponíveis online e custam 12€.