cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Festival Curtas de Surf regressa à Lourinhã com sessões e workshops gratuitos

A segunda edição conta com 18 filmes a concurso, oriundos de vários países. O programa de atividades abrange diversos locais.

A Lourinhã volta a receber uma celebração onde a arte e o oceano se encontram, com o regresso do Festival Curtas de Surf, que decorre entre 16 e 18 de outubro, em vários espaços da vila. Após o sucesso da estreia, em 2024, o evento — de entrada gratuita —, junta surf, cinema e cultura costeira, num ambiente descontraído e comunitário, onde o mar é o grande protagonista.

Esta segunda edição promete três dias intensos dedicados à exibição das 18 curtas-metragens em competição, oriundas de países como Portugal, Brasil, Alemanha, Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Tailândia e África do Sul. Os filmes exploram “temas atuais e profundos, como a sustentabilidade, o autoconhecimento, a cultura surfista e a relação espiritual com o mar”, realizados por nomes como Micah Almida, Pedro Scansetti, Bia Pinho e Jan Weyand, reconhecidos no panorama internacional do surf film.

O festival arranca na quinta-feira, 16 de outubro, com a inauguração da exposição “25 anos de Água Salgada”, de Johny Vieira, seguida da primeira sessão competitiva de curtas, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira. Nos dias seguintes, o programa inclui conversas curtas e inspiradoras (quick talks), workshops gratuitos de aguarela e balance board, concertos, mercadinho do surf, e até um churrasco com jazz ao vivo, no restaurante Impostor.

O encerramento, na noite de sábado, inclui uma sessão especial de curtas com curadoria de Rafael Malvar e Eduardo Vento, seguida da entrega dos prémios. A cerimónia culmina num vídeo-concerto de Rapaz Improvisado e Vovô Balian e numa festa final com Vasco DJ Set, igualmente no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

A edição deste ano abrange novos locais — como a Galeria Parasol, a Casa Nobre e o Impostor —, criando um circuito que liga o Centro Cultural à vida quotidiana da vila. O objetivo da organização é “tornar o festival num ponto de encontro entre surfistas, artistas e curiosos, onde todos possam celebrar o mar em diferentes formas de arte”.

Todas as atividades são gratuitas, mediante a lotação dos espaços. O programa completo pode ser consultado online

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Festival Curtas Surf – Lourinhã (@festival_curtas_surf_lourinha)

 

ARTIGOS RECOMENDADOS