cultura

Esta torriense, mestre em Matemática, encontrou a melhor fórmula para celebrar casamentos

Diana Duarte criou o projeto "Di Amore", para dar voz às histórias de cada casal, de forma personalizada, em cerimónias simbólicas.
Créditos: RC PhotoLab

O amor merece ser celebrado de forma única, emocionante e memorável. Pelo menos, é essa a opinião de Diana Duarte, natural de Torres Vedras, que agarrou a ideia para criar o Di Amore, um projeto que transforma histórias românticas em cerimónias simbólicas.

A inspiração surgiu da própria experiência de Diana, hoje com 31 anos. Em 2022, foi pedida em casamento e decidiu procurar um celebrante para o grande dia, que vai acontecer no verão de 2025. Queria alguém que conseguisse contar a história do casal de forma leve, divertida e romântica, durante a cerimónia.

Nesta busca, percebeu que esta era uma área que gostava de explorar. Foi assim que decidiu mudar de percurso profissional e dar voz ao amor. Mestre em Matemática, Diana trabalha como analista, lidando com fundos de pensões para o Reino Unido e França. Porém, a sua paixão pela escrita e a facilidade em falar para plateias levaram-na a explorar um novo caminho.

Participou no primeiro curso para Celebrantes da Diamond Weddings e, em maio de 2023, lançou uma página no Instagram e um site. Desde então, já celebrou mais de 30 histórias de amor, em cerimónias simbólicas.

Diana Duarte tem a capacidade de transformar cada história de amor num conto único. Nos testemunhos que recebe na plataforma online “Casamentos.pt”, por exemplo, os casais destacam a forma como conduz as celebrações, como se os conhecesse desde sempre.

Entre as muitas histórias que já testemunhou, destaca as mais “clichés e dignas de filmes da Disney: desde uma rapariga que muda de País e o seu amado vai atrás, ou aquele casal que se sentou lado a lado no autocarro aos 17 anos e nunca mais se largaram”, conta a New in Oeste.

“Há também histórias muito engraçadas, por exemplo, quando os noivos se conheceram numa noite em que ele saiu de lá com outra, ou um match do Tinder que deu em casamento”, revela. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por di amore | Diana Duarte (@di.amore.celebrante)

No entanto, o sucesso do Di Amore não se limita apenas a casamentos. Diana trouxe uma abordagem inovadora ao incluir batizados simbólicos nas suas cerimónias. Assim nasceram as “Promessas di Amore”, uma forma emocionante de pais e padrinhos expressarem os seus votos aos mais pequenos, sem necessidade de uma cerimónia religiosa.

“É uma forma alternativa para pais que desejam que os seus filhos tenham padrinhos, mas que não lhes faz sentido o batismo religioso. Desta forma, têm uma cerimónia dedicada a este momento de conexão entre pais, padrinhos e miúdos”, diz à New in Oeste. Estas cerimónias, tanto de casamento como de batizado, são totalmente personalizadas e livres de conotação religiosa. O objetivo é criar momentos genuínos e emocionantes, que reflitam verdadeiramente a essência de cada casal ou família.

Independentemente da ocasião, uma coisa é garantida: cada cerimónia é feita à medida, garantindo que os convidados fiquem envolvidos do início ao fim, entre lágrimas e sorrisos. As cerimônias Di Amore têm deslocação gratuita na zona Oeste, com um custo a partir de 450€. Para mais informações e reservas, pode visitar o site ou a página do projeto no Casamentos.pt.

Se procura uma celebração cheia de emoção e mais personalizada, o Di Amore pode ser a escolha que tornar o dia do casamento ainda mais especial.

Carregue na galeria para ver algumas celebrações realizadas por Diana Duarte.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA