A terceira edição do LouriBD – Festival de Banda Desenhada da Lourinhã vai realizar-se na vila entre os dias 17 a 23 de março. O evento procura celebrar a Nona Arte, e atrair tanto os apaixonados por banda desenhada, como aqueles que ainda a estão a descobrir.
Este ano, com o tema “As Profundezas”, a iniciativa propõe-se explorar a fundo diversos temas através da criação artística, com inspiração no mar, na natureza humana, através da ficção científica, aventura e humor.
Um dos destaques desta edição é a presença de autores renomados da banda desenhada, tanto nacionais como internacionais. A lista de convidados inclui nomes como Paulo J. Mendes, Hugo Teixeira, Susa Monteiro, Inês Fetchónaz, Xico Santos, Paulo Monteiro e André Diniz e Miguel Ángel Martin, um dos maiores autores de banda desenhada em Espanha.
“A presença destes artistas será uma excelente oportunidade para os visitantes do LouriBD se aprofundarem no processo criativo por trás das suas obras, participarem em sessões de autógrafos e assistirem a conversas sobre o universo da banda desenhada”, refere a organização.
O evento contará ainda com o lançamento do livro “Homem de Neandertal”, da Editora Escorpião Azul, uma obra que “promete ser um marco na cena da banda desenhada nacional”. Além disso, pode contar com a estreia do filme “O Velho e a Espada”, do realizador Fábio Powers, que será exibido como parte da programação multidisciplinar.
À New in Oeste, o Município da Lourinhã conta que a programação incluirá também exposições de pranchas originais de alguns dos livros editados pela Escorpião Azul. Tratam-se de páginas de obras de vários autores portugueses, que permitem ao público conhecer melhor o trabalho artístico que dá vida às “histórias em quadradinhos”.
Entre as exposições, destacam-se ainda as marionetas da companhia de teatro “A Bolha”, que trarão uma abordagem “lúdica e criativa ao evento”.
Com entrada livre, as atividades passarão pelo Centro Cultural da Lourinhã, pela Biblioteca Municipal e pela Casa Nobre. O festival resulta de uma colaboração entre o Município da Lourinhã e a Editora Escorpião Azul, com o apoio da Antena 1.