Óbidos volta a transformar-se numa vila literária entre 9 a 19 de outubro, com mais uma edição do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos. Durante dez dias, a vila enche-se de autores, leitores, música, cinema e conversas que celebram a palavra escrita em todas as suas formas.
Este ano, o festival recebe dois gigantes da literatura mundial, ambos distinguidos com o Prémio Nobel: a bielorussa Svetlana Alexievitch, que participa numa mesa redonda, no sábado, 11 de outubro, e o sul-africano J. M. Coetzee, que estará presente na sexta-feira, 17 de outubro, num diálogo imperdível com Alberto Manguel. A presença destes dois autores elogiados em todo o mundo reforça o estatuto internacional do Fólio e promete momentos de reflexão profunda sobre liberdade, memória e humanidade.
A editora Tinta-da-China volta a marcar forte presença ao longo do festival, com uma programação própria no Jardim do Espaço Ó. Carlos Vaz Marques apresenta a nova coleção de literatura de viagens, no sábado, 11 de outubro, e Pedro Mexia dá a conhecer a coleção de poesia. Ainda no mesmo dia, Rui Tavares e José Pacheco Pereira apresentam, na sexta-feira, 17 de outubro, a coleção de história, e no sábado, 18 de outubro, será a vez de Ricardo Araújo Pereira revelar a coleção de literatura humorística da editora.
No mesmo dia, Dulce Maria Cardoso e Valério Romão apresentam a nova coleção de ficção portuguesa, fechando um ciclo de iniciativas que reafirmam o papel da Tinta-da-China como uma das forças editoriais mais inovadoras do panorama literário.
O humor também volta a ter um destaque especial na programação do Fólio. Ricardo Araújo Pereira regressa no sábado, 18 de outubro, ao lado de Joana Marques, para uma conversa sobre “Liberdade” que promete lotar a Tenda Vila Literária — uma das mesas mais esperadas do Fólio 2025.
Entre os lançamentos previstos, sobressaem dois autores portugueses. Afonso Cruz apresenta o novo romance “Fábrica de Criadas” no sábado, 11 de outubro, e, no mesmo dia, Dino d’Santiago lança “Cicatrizes”, a sua autobiografia, que será apresentada por Cláudia Semedo. Dois momentos distintos que cruzam música, literatura e identidade, e que refletem o espírito plural do festival.
O Fólio 2025 tem também várias atividades pensada para os leitores mais jovens. Logo no sábado, 11 de outubro, haverá a apresentação do livro infantil “A Banda da Cooperação”, seguida de uma hora do conto, e no sábado, 18 de outubro, o espetáculo “CRASSH_Babies 1.0” convida bebés e famílias a descobrir o poder dos sons e das palavras. A semana seguinte inclui ainda contos de histórias e teatro de marionetas, garantindo que a literatura continua a inspirar todas as idades.
Entre mesas sobre temas como medo, silêncio, identidade e memória, concertos, sessões de cinema e apresentações de livros que vão dar que falar, esta nova edição do festival promete consolidar Óbidos como o verdadeiro epicentro da literatura em Portugal.
Confira abaixo as outras sugestões da NiO para o festival Fólio 2025.
Quinta-feira, 9 de outubro
16h30 – Inauguração oficial do Fólio.
18h30 – Conversa “Portas para o Mundo: O Poder das Histórias na Infância” com Jessica Nolte e Daniel Kondo na Biblioteca Municipal de Óbidos – Casa Saramago.
19h30 – Apresentação do livro “Latim em Pó”, de Caetano Galindo na Biblioteca Municipal de Óbidos – Casa Saramago.
22 horas – Concerto da banda Expresso Transatlântico no Palco Inatel.
Sexta-feira, 10 de outubro
15 horas – Conversa sobre o centenário de José Cardoso Pires, com Ana Cardoso Pires e Ana Margarida Carvalho na Livraria de Santiago.
18 horas – Conversa “Mesa 1: Existência” entre Cho Nam-Joo e Lida Turpeinen, com moderação de Luciana Leiderfab, na Tenda Vila Literária.
21 horas – Conversa “Mesa 2: Medo” entre Anne Applebaum e Raquel Vaz-Pinto, com moderação de Germano Almeida, na Tenda Vila Literária.
22 horas – Concerto da Orquestra de Jazz de Leiria no palco Inatel.
23 horas – Concerto de Pedrinho Ribeiro e Nuno Ferreira na Livraria do Mercado.
Sábado, 11 de outubro
10 horas – Apresentação do livro infantil “A Banda da Cooperação” de Patrícia Bisel (texto) e Ana Dias (ilustrações), seguida de uma hora do conto, com Andreia Salgueiro no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.
11 horas – Apresentação de coleção de literatura de viagens da Tinta-da-China com Carlos Vaz Marques, na tenda da Tinta-da-China, no Jardim do Espaço Ó.
12 horas – Apresentação do projeto literário “Somos F*das – Volume IV”, com a presença das 13 autoras, na Biblioteca Municipal de Óbidos – Casa Saramago.
15 horas – Conversa “Mesa 3: O Outro” com Avi Shlaim e William Sieghart, com moderação de Bárbara Reis, na Tenda Vila Literária.
15 horas – Sessão de entrega do Prémio Fernando Leite Couto a Zacarias Nguenha, no Auditório Municipal Casa da Música.
15 horas – Lançamento dos livros “Áurea” de Henrique Rodrigues e “Fábrica de Criadas” de Afonso Cruz, na Livraria de Santiago.
16 horas – Entrevista ao vivo a Édouard Louis por Luís Ricardo Duarte, na Livraria do Mercado.
16 horas – Apresentação da coleção de poesia da Tinta-da-China por Pedro Mexia, na tenda da Tinta-da-China, no Jardim do Espaço Ó.
17 horas – Apresentação da autobiografia “Cicatrizes” de Dino d’Santiago, com Cláudia Semedo, na Livraria do Mercado.
17h30 – Apresentação da antologia de Fernando Pessoa por Fabrizio Boscaglia e Maria João Cantinho no Hotel Josefa D’Óbidos.
18 horas – Conversa “Mesa 4: Silêncio” entre Fernando Aramburu e Irene Solà, com moderação de Mariana Oliveira, na Tenda Vila Literária.
19 horas – Conversa “A Granta em Portugal” com Carlos Vaz Marques, Daniel Blaufuks e Pedro Mexia, na tenda da Tinta-da-China.
21 horas – “Mesa 5” com Svetlana Alexievitch, com moderação de Sara Figueiredo Costa, na tenda Vila Literária.
22 horas – Concerto de “A Cantadeira” no palco INATEL.
23 horas – Concerto de Júlia Valentim e Fernando Lopes, na Livraria do Mercado.
Domingo, 12 de outubro
12 horas – “Mesa 6: Identidade” com Valério Romão, Carmen Maria Machado e moderação de Ana Sousa Dias na tenda Vila Literária.
15 horas – “Mesa 7: Íntimo” com Édouard Louis e Tati Bernardi, com moderação de Catarina Fonseca, na tenda Vila Literária.
16h30 – Conversa “900 Anos de Portugal” com José Ribeiro e Castro, João Paulo Oliveira e Costa, José Eduardo Franco e moderação de Paulo Santos, na Biblioteca Municipal.
17 horas – “Mesa 8: Família” com Paul Murray e Marie N’Diaye, com moderação de António Costa Santos, na tenda Vila Literária.
Segunda-feira, 13 de outubro
20 horas – Rui Tendinha apresenta o Ciclo de Cinema: “Nora Helmer” (antestreia mundial) de Nuno Neves e João Lourenço, no Museu Municipal de Óbidos.
21h30 – Concerto de Isabella Bretz e Nino Antunes, na Biblioteca Municipal de Óbidos.
Terça-feira, 14 de outubro
10 às 19 horas – Dia da Poesia, celebrado com um recital com participação de sete poetas de várias nacionalidades, na Biblioteca Municipal.
21h30 – Sessão de cinema com “O Clube dos Poetas Mortos” de Peter Weir, na Chocolate House.
Quarta-feira, 15 de outubro
9h30 às 11h30 – Iniciativa “Contação de histórias: Unidos encontramos o caminho”, direcionada para o público infantil.
18h30 – Lançamento do livro “A Nossa Casa” de Alexandre de Sousa, com apresentação de Teresa Adão, na Chocolate House.
21 horas – Concerto de flamenco “De Cervantes a Lorca”, de Jesús Hernández e Sérgio Gomez, no Auditório Municipal Casa da Música.
Quinta-feira, 16 de outubro
10 às 18 horas – Seminário Internacional de Inclusão “Leitura Sem Fronteiras”, com lançamento de projetos e livros direcionados para esta temática, no Auditório Municipal Casa da Música.
15h30 – Apresentação do livro “Império do Medo — Escravatura, Tráfico Negreiro e Racismo” com Inocência da Mata, Luísa Buscardini e Isabel do Carmo, na Livraria Artes & Letras.
21 horas – Concerto de Daniel Machado Quinteto, no Auditório Municipal Casa da Música.
Sexta-feira, 17 de outubro
18 horas – “Mesa 9: Memória” com Luísa Sobral, Joanna Elmy, Marta Pérez-Carbonell e moderação de Ana Daniela Soares, na tenda Vila Literária.
18 horas – Apresentação do livro “Não Sou um Robô” de Juan Villoro, com o autor e Luciana Leiderfarb, na Livraria Artes & Letras.
18h30 – Apresentação do livro ” Um Osso Quase Invisível” de Lauren Mendinueta, com a autora e Gonçalo M. Tavares, na Galeria NovaOgiva.
19 horas – Apresentação da coleção de livros de história da Tinta-da-China com Rui Tavares e José Pacheco Pereira, na tenda da Tinta-da-China.
21 horas – “Mesa 10” com conversa entre J. M. Coetzee e Alberto Manguel, na tenda Vila Literária.
22 horas – Concerto do fadista Hélder Moutinho, no palco INATEL.
Sábado, 18 de outubro
10 horas – Espetáculo “CRASSH_Babies 1.0” dedicado a bebés e famílias, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.
15 horas – “Mesa 11: Género Literário” com Luísa Costa Gomes, Teolinda Gersão e moderação de Luís Ricardo Duarte, na tenda Vila Literária.
16 horas – Apresentação do livro “Por Dentro do Chega” de Miguel Carvalho com o autor, na Livraria do Mercado.
16h30 – Apresentação da coleção de literatura humorística da Tinta-da-China por Ricardo Araújo Pereira, na tenda da Tinta-da-China.
17 horas – Apresentação do livro “O Canto do Melro” de Raquel Varela, com a autora, na Livraria de Santiago.
18 horas – “Mesa 12: Real” com José Eduardo Agualusa e Giovana Madalosso e moderação de Maria João Costa, na tenda Vila Literária.
19 horas – Apresentação da coleção de ficção portuguesa da Tinta-da-China por Dulce Maria Cardoso e Valério Romão, na tenda da Tinta-da-China.
21 horas – “Mesa 13: Liberdade” com Ricardo Araújo Pereira e Joana Marques e moderação de José Mário Silva, na tenda Vila Literária.
22 horas – Concerto de O Gajo, no palco INATEL.
Domingo, 19 de outubro
15h30 – Teatro de marionetas no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.
16 horas – Conversa sobre a história contemporânea entre Fernando Rosas, José Neves, Maria José Oliveira e Kathleen Gomes, na tenda da Tinta-da-China.
17 horas – “Mesa 15: Morte” com Lionel Shriver, Rui Cardoso Martins, Laszlo Krasznahorkai e moderação de Isabel Lucas, na tenda Vila Literária.
18 horas – Conversa sobre a habitação e os grandes problemas da atualidade com Ana Drago, Mariana Mortágua e Ricardo Santos, na tenda da Tinta-da-China.
A programação detalhada do Fólio 2025 pode ser consultada online. Todas as atividades do festival são de entrada livre.

LET'S ROCK






