Carinhosamente apelidado “O Índio de Casaca”, Heitor Villa-Lobos é considerado um dos maiores compositores brasileiros e ícone da música clássica latino-americana. Compositor prolífico, escreveu mais de duas mil peças ao longo da vida.
As suas composições cruzam elementos das tradições indígenas e da música popular e folclórica brasileira, com uma forte influência da música clássica europeia. O seu legado explorou a vasta diversidade cultural, identitária e sonora do Brasil, e tem inspirado gerações de músicos e compositores ao longo dos anos.
Inspirado não apenas na obra, mas também na vida e personalidade de Villa-Lobos, o espetáculo “Dançando Villa” é apresentado este sábado, 1 de novembro, no Cineteatro da Nazaré, a partir das 18 horas.
A apresentação da Curitiba Cia. de Dança funde a música do compositor brasileiro com a espiritualidade da umbanda, única religião genuinamente brasileira. “O cruzamento destas duas expressões culturais, pretende transmitir a alma multifacetada do Brasil — uma confluência da música, espiritualidade e diversidade cultural”, adianta a organização.
Sob a direção de Nicole Vanoni e coreografia de Rosa Antuña, a peça explora as danças do Brasil através de uma “interpretação corporal intensa e genuína, refletindo a riqueza cultural que inspira a Curitiba Cia. de Dança”. A companhia, fundada em 2013 por Vanoni, abraçou a missão de combinar a experimentação contemporânea com a reinterpretação do repertório clássico.
Os bilhetes para o espetáculo poderão ser comprados na bilheteira do Cineteatro da Nazaré. O preço exato não foi anunciado, mas, considerando apresentações anteriores em salas semelhantes, devem custar entre 5 a 10€.

LET'S ROCK






