cultura

Biblioteca de Sobral de Monte Agraço apresenta Saramago e promove a sustentabilidade

Ao longo do mês de outubro, o espaço organiza atividades de leitura, música e de sensibilização para os mais novos.
Saramago será cantado.

A programação mensal da Biblioteca Municipal de Sobral de Monte Agraço para o mês de outubro promete iniciativas diversificadas e para vários públicos. José Saramago será recordado através da escrita e da leitura. Para o escritor português, uma biblioteca é uma floresta. Cada autor, cada livro, é um fruto que se vai assimilando, cada um à sua maneira, tornando a leitura e a escrita inseparáveis.

A obra “Pela Floresta de Saramago – Um Percurso de Música e Palavras da Associação Terra Batida”, descreve que um escritor começa por ser um leitor e, inevitavelmente, muitos dos livros que lê ficam entranhados nas páginas que escreve. Este espetáculo acontece no dia 11, às 21 horas, com interpretação de Sílvia Laureano na voz e de Nuno Salvado na música.

Este sábado, 12 de outubro, terá a agenda preenchida. Pelas 11 horas, acontece o Canto de Contos. Este espetáculo original apresenta uma narrativa única, onde cada estação floresce em histórias e canções que ecoam as experiências humanas. “De invernos de introspeção a primaveras de crescimento, verões vibrantes e outonos reflexivos, deixe-se envolver pela magia dessa harmonia sazonal que ecoa nas notas e nas palavras, criando uma sinfonia de emoções universais”, informa a biblioteca.

A primeira sessão da Comunidade de Leitores 2024/2025 acontece às 14h30 e destina-se a todos os cidadãos maiores de 18 anos, que gostam de ler, partilhar leituras, refletir e debater temas em comum, livros e autores e fortificar elos de sociabilidade através da literatura. Os temas, muito simples, desvendam o funcionamento do mundo que nos rodeia e são atraentes para a primeira infância. A apresentação centrada no Senhor Croc, personagem principal de uma coleção de livros infantis, com as suas cores vibrantes, janelas e pop-ups, decorre no sábado, dia 26, às 11 horas.

Também no dia 26, mas pelas 15 horas, serão promovidos hábitos sustentáveis. Vamos Conhecer e Jogar com os ODS – ODS 12 é organizado pela Geoparque Oeste. O objetivo é apresentar o ODS 12, que prevê a produção e o consumo sustentáveis baseados numa capacidade tecnológica avançada, na eficiência na utilização dos recursos e na redução dos resíduos a nível global, assim como metodologias que podem ser facilmente implementadas por cada um de nós.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA