A menos de 60 quilómetros de distância de Torres Vedras, as Berlengas fazem parte do imaginário do Oeste — e estão prestes a ganhar uma nova vida nas canções de Benjamim. O cantor vai passar pelo Teatro-Cine este sábado, 14 de dezembro, com um concerto que faz parte da “Tour Berlengas a solo”.
O cantautor português revisita o seu mais recente álbum, “As Berlengas” (2024), numa combinação de piano, eletrónica e guitarra que promete levar a plateia a viajar sem sair do lugar. Lançado a 5 de abril, o disco já é considerado um marco na música portuguesa, com 20 temas que navegam entre solidão, luz e redenção.
Uma obra que nasceu como banda sonora para um filme inexistente, até que se tornou realidade, com a ajuda do realizador Bruno Ferreira. Um projeto inacabado que é uma espécie de “filme-bailado” entre música, som e imagens captadas no arquipélago.
Agora é a vez de “As Berlengas” rumarem ao Oeste, num espetáculo em que Benjamim promete combinar as canções mais experimentais deste último trabalho com os clássicos do seu reportório.
Benjamim, pseudónimo de Luís Nunes, é considerado um dos nomes mais criativos do atual panorama da música nacional. Com álbuns como “Auto Rádio” (2015), “1986” (2017, em parceria com Barnaby Keen) e “Vias de Extinção” (2020), conquistou o coração dos fãs que o seguem, tanto pelas canções honestas, como pelas paisagens sonoras reveladoras de uma criatividade sem limites.
Este sábado, pelas 21h30, vai poder ouvir ao vivo temas como “Atrás da Barricada” e “A Rendição”, ou deixar-se envolver pela magia instrumental de “As Berlengas (parte 1)”. E, quem sabe, sair do concerto a pensar numa visita ao arquipélago.
Para esta viagem até às ilhas de Benjamim não precisa de apanhar o barco, mas vai ter que tirar bilhete. Os ingressos custam 12€ e estão à venda no Teatro-Cine de Torres Vedras e na BOL.