cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Arruda dos Vinhos celebra as Linhas de Torres com um ciclo de cinema gratuito

Serão exibidos filmes de Ridley Scott e Tom Clegg. A entrada é livre, mas limitada à lotação do Auditório Municipal.

Arruda dos Vinhos vai celebrar o Dia Nacional das Linhas de Torres (20 de outubro) com uma proposta cultural perfeita para quem gosta de eventos históricos, cinema e boas estórias de coragem.

O Auditório Municipal vai receber o Ciclo de Cinema das Linhas de Torres, de 17 a 19 de outubro, com sessões gratuitas que prometem transportar o público até ao tempo das invasões napoleónicas e das batalhas que marcaram o território.

Durante três dias, serão exibidos filmes que exploram o espírito militar, o heroísmo e a resistência que definiram a época das Guerras Peninsulares — às 21h30, exceto no domingo, cuja sessão decorre às 15h30. A entrada é livre, limitada à lotação da sala, que é de 110 lugares.

A sessão de abertura, a 17 de outubro, será com “Sharpe’s Rifles” (1993), realizado por Tom Clegg e protagonizado por Sean Bean. O filme acompanha o sargento Richard Sharpe, um soldado britânico promovido em plena guerra e encarregado de comandar um grupo de atiradores nas campanhas da Península Ibérica. Entre batalhas e estratégias, a história mostra a luta pela sobrevivência e a bravura dos homens que enfrentaram o exército napoleónico.

No sábado, 18, será exibido “Sharpe’s Eagle” (1993), do mesmo realizador e também com Sean Bean no papel principal. Desta vez, Sharpe e a sua equipa embarcam numa missão perigosa para recuperar o estandarte — a “águia” — perdido numa batalha contra os franceses. É uma história de honra, lealdade e superação, com paisagens ibéricas que servem de pano de fundo a uma guerra feita tanto de pólvora como de valores.

A fechar o ciclo na Arruda dos Vinhos, no domingo, 19 de outubro, será exibido “The Duellists” (1977), o primeiro filme realizado por Ridley Scott. A trama segue dois oficiais franceses que, ao longo de 15 anos, travam sucessivos duelos em nome da honra e do orgulho. Visualmente deslumbrante, o filme é um retrato elegante e intenso da época napoleónica e dos códigos de conduta militar que marcaram aquele período.

Mais do que uma mostra de cinema, este ciclo é uma forma de reviver a História através da sétima arte. Entre batalhas, paisagens e histórias de coragem, Arruda dos Vinhos convida todos a mergulhar no espírito das Linhas de Torres, num fim de semana onde o passado volta a brilhar no grande ecrã.

Esta será mais uma atividade no Oeste que vai prestar tributo ao legado das Linhas de Torres Vedras. No Bombarral, no sábado, será realizada uma recriação histórica da Batalha da Roliça e no Sobral de Monte Agraço, no domingo, o Forte de Alqueidão será o ponto de partida de uma caminhada.

ARTIGOS RECOMENDADOS