cultura

A exposição que celebra o centenário do incrível Carnaval de Torres Vedras

A mostra conta a história da festividade, homenageia os protagonistas e inclui uma vertente de realidade virtual.
Chama-se "Reino da Paródia — 100 Anos do Carnaval de Torres Vedras"

É impossível falar da região Oeste sem mencionar o famoso Carnaval. Apesar deste fenómeno fazer parte do ADN dos oestinos, os torrienses é que são os reis da festa. Há 100 anos que Torres Vedras celebra esta festividade. Para assinalar o centenário do Carnaval de Torres Vedras, está patente uma exposição comemorativa no CAC — Centro de Artes e Criatividade, até ao final de julho.

A mostra conta a história e as características do Carnaval de Torres através de conteúdos originais e pedagógicos. O Carnaval urbano nasceu na então vila no início do século XX. Foram os republicanos locais que começaram a satirizar o contexto politico nacional na época, com um foco particular na monarquia. Dos anos 20 para a frente começou a ser ritual para os Torrienses saírem às ruas, numa tradição que faz parar a cidade, mesmo que chova ou faça frio.

“Reino da Paródia — 100 Anos do Carnaval de Torres Vedras” é composta por cinco núcleos e visa aprofundar o conhecimento sobre o Carnaval em Torres e a sua evolução ao longo dos últimos 100 anos. Ao mesmo tempo, a iniciativa presta homenagem a muitos dos seus protagonistas que deixaram um legado para as gerações futuras.

A exposição está patente no piso 0 do CAC e é complementada pela experiência: “Carnaval em Realidade Virtual”, no piso 1. A galeria funciona de terça a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. O bilhete para a exposição custa 3€ ou 5€, caso queira visitar esta mostra e a permanente do CAC.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA