cultura

7 revelações curiosas do irmão de Kate Middleton no seu livro de memórias

Em “Meet Ella: The Dog Who Saved My Life”, James fala sobre os segredos da irmã e dos talentos secretos de Isabel II.
James tem duas irmãs.

“Nem ao médico contei quanto os meus pensamentos se aproximavam do suicídio. É ele que, com o meu consentimento, fala agora com as minhas irmãs.” Esta confissão reflete a luta de James Middleton contra a depressão, que o levou a iniciar tratamento psicológico. Kate e Pippa, as irmãs, não hesitaram em aceitar acompanhá-lo a algumas sessões de terapia.

A princesa de Gales, muito envolvida na defesa da saúde mental através da organização Heads Together, teve um papel crucial nesse processo. “Tenho dificuldade em articular o que se passa na minha cabeça. É a primeira vez que se apercebem da extensão das minhas dificuldades”, escreveu o irmão.

Este é apenas um dos muitos relatos presentes no livro de memórias de James Middleton, intitulado “Meet Ella: The Dog Who Saved My Life”, lançado no dia 24 de setembro. Embora se foque na sua cadela e nos problemas relacionados com a sua saúde mental, também aborda a importância da família na sua vida.

“É o livro mais inesperadamente tocante deste ano. ‘Meet Ella’ é o relato terno e, às vezes, devastador de como o vínculo inquebrável de James Middleton com a sua cadela, Ella, o ajudou a sair da sua batalha contra a depressão”, lê-se na sinopse divulgada pela editora Octopus Publishing Group. A obra ainda não foi traduzida para português, mas já está disponível online. Atualmente está com dez por cento de desconto e custa 25,50€. O preço habitual é 28,33€.

Filho de Carole e Michael, James cresceu numa pequena aldeia, a cerca de 45 quilómetros de Londres, junto das irmãs, Kate e Pippa. Mais tarde, conheceu Alizée, com quem está desde 2021, e juntos tiveram um filho, Inigo, nascido em 2023.

O noivado foi um segredo até ao fim

Segundo o livro, Kate Middleton decidiu esperar até dois dias antes do seu anúncio oficial do noivado com William, que aconteceu a 16 de novembro de 2020, para contar à família. Os irmãos estavam a dar um passeio e a pôr a conversa em dia quando a princesa sussurrou a novidade, anunciada ao público no dia seguinte.

O refúgio da princesa em casa dos pais

Quando engravidou do príncipe George, atualmente com 11 anos, Kate passou a maioria da gravidez na mansão em Bucklebury, onde cresceu. “Tinha enjoos matinais agudos durante toda a gravidez e a [nossa] mãe tomava conta dela”, revelou James.

A casa voltou a tornar-se num refúgio após o nascimento do miúdo, em julho de 2013. James encontrou-a enquanto cuidava de Zulu, um cão que estava ferido, e davam vários passeios juntos à noite. “Aproveitávamos a oportunidade para conversar durante a madrugada.”

Quando James foi apanhado por Isabel II

James conseguiu o impensável. Numa estadia em Sandringham, fez com que Isabel II permitisse que a cadela Ella ficasse no seu quarto. Acontece que, num dia em que não fechou bem a porta, o animal escapou sem que ninguém desse conta e foi apanhada por um funcionário da residência.

“Ouvi dizer que a Ella deu um passeio agradável”, terá dito a rainha. James, que queria manter o incidente em segredo, apressou-se a pedir desculpa. A monarca, porém, mostrou compreensão. “Cães serão sempre cães.”

A rainha era a craque dos puzzles

“Um ano, eu e a rainha sentámo-nos para fazer um puzzle. Era o tipo de atividade que eu teria apreciado fazer com os meus avós”, lê-se na biografia. O episódio aconteceu num Natal que James passou em Sandrigham e ficou surpreendido com a agilidade da monarca.

Como perdeu todos os avós na adolescência, encontrou uma figura semelhante na rainha. “Ainda me parece surreal o facto de ter estado ali com a rainha”, confessou, mas ficou o que o espantou mais foi a rapidez com que a viu juntar as peças do quebra-cabeças.

A paixão de Kate pela mobília dos avós

Sabe-se muito acerca da vida de Kate enquanto estudava na universidade de St. Andrews, na Escócia. Afinal, foi lá que conheceu o príncipe William. O que James revelou agora é que a irmã não resistia à mobília da casa dos avós e usava “todo o tipo de relíquias de família” para decorar a residência onde ficava.

As irmãs ofereceram-lhe roupa em segunda mão

Após o nascimento de Inigo, em 2023, toda a família foi visitar James e Alizée. No caso das irmãs, Kate e Pippa, não apareceram de mãos vazias e levaram uma malha com roupa dos seus filhos, para que a reaproveitasse.

“Os armários do Inigo estão cheios de roupas que os seus primos — até as meninas — usaram”, apontou.

Os nervos no casamento de William e Kate

Já se escreveu muito sobre o casamento de William e Kate. Agora, é a vez de James falar sobre o momento em que teve que ler uma passagem da Bíblia durante a cerimónia, deixando que o nervosismo o atingisse.

Um amigo, recorda-se, tinha escrito uma cópia do discurso para o ajudar. Quando chegou o momento de o ler, não a encontrava em lado nenhum e entrou em pânico. Foi então que virou a página da Bíblia e, por fim, lá estava o pequeno papel.

“Contei lentamente até quatro e tudo o que poderia correr mal inundou-me a mente. Estariam as minhas calças desapertadas? Teria um ataque de tosse? A minha voz iria tremer?”, concluiu.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA