Na preparação do casamento, há várias decisões a tomar, do local da festa ao menu, o tipo de vestido, a cor do fato e claro, as alianças que vão selar o compromisso. A escolha deste acessório, que irá acompanhar o casal ao longo da vida, pode ser motivo de alguma discussão, se o gosto dos noivos não coincidir. A pensar nestes casos, e na possibilidade de dar às alianças um significado ainda mais especial, a MIL Jewellery criou a “Couples Experience”.
Os noivos podem, assim, criar em conjunto as próprias alianças de casamento, numa experiência carregada de simbolismo. Idealizada pela caldense Catarina Militão, com estúdio na Nazaré, a proposta convida os casais a participar em todas as fases do processo criativo, desde a escolha dos materiais até aos acabamentos finais.
Além do momento da troca de alianças ser um dos mais esperados no dia da boda, estas acabam “por ser a única coisa que podem usar todos os dias das suas vidas”, refere a joalheira de 36 anos. “O bolo comeu-se, o vestido guardou-se, a dança dançou-se, e as alianças são das únicas coisas físicas que ficam”, refere.
Catarina Militão descobriu cedo a paixão pela área da joalharia. Com apenas 12 anos, já fazia pulseiras de missangas para vender às amigas e aos professores. Com o apoio da família, ligada às artes, seguiu um percurso académico focado neste sonho: licenciou-se em Design de Produto na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e especializou-se em joalharia em Lisboa. Posteriormente, estudou gemologia em Londres.
Durante cinco anos, viveu na capital britânica, onde trabalhou para outros designers até decidir regressar a Portugal e fundar a sua própria marca, a MIL Jewellery, lançada a 1 de setembro de 2018.
“Estamos sempre focados não apenas na sustentabilidade, mas também na reutilização de materiais. A maioria das coleções é feita com prata ou ouro reciclado”, explica a fundadora, ao falar sobre os pilares do projeto.
A produção é totalmente artesanal, com espaço para personalizar cada peça ao gosto dos clientes. Além das coleções próprias, que incluem brincos, colares e acessórios para o dia-a-dia ou ocasiões festivas, a MIL também se especializa em pedidos especiais. “Criamos anéis de noivado e peças únicas, que são feitas uma vez para cada cliente, e que não voltam a ser repetidas”, destaca.
Situado na Avenida Manuel Remígio, loja 4, o estúdio e showroom da MIL reflete as memórias e a ligação afetiva de Catarina à vila, que muito visitou durante a infância. É por lá que acontece a “Couples Experience”, uma ideia que surgiu em 2015 quando Catarina planeava o próprio casamento.
Ao lado do noivo, Nuno, criou as alianças num momento repleto de emoção e partilha, como conta. Essa experiência revelou-se tão marcante que deu origem a um projeto que proporcionou a mesma oportunidade a casais de todo o País e do estrangeiro.
Na “Couples Experience”, os casais participam ativamente em todas as etapas de criação das alianças. Podem trazer ouro de família para ser reciclado, o que acrescenta um significado ainda mais especial às peças. A atividade, que dura cerca de quatro horas, inclui orientação profissional, ferramentas manuais, fogo e técnicas tradicionais. Muitos casais optam por documentar o processo, convidando fotógrafos ou videógrafos, transformando-o numa sessão simbólica e visualmente impactante.
Os valores da iniciativa dependem de muitos fatores, desde os materiais escolhidos à complexidade das peças, passando até pelo tamanho dos dedos. Em média, o valor total para duas alianças amendoadas em ouro amarelo é de 665€.
Entre os momentos mais inusitados que já aconteceram durante a experiência, está o pedido de casamento de uma noiva ao seu companheiro. O estúdio foi decorado com fotografias e detalhes preparados com a ajuda de Catarina, culminando num momento de grande emoção, registado por uma fotógrafa profissional.
Outro caso especial envolveu um casal a celebrar 25 anos de casamento, acompanhado pelos filhos, que participaram ativamente no processo de criação das alianças. Também houve quem quisesse incorporar materiais diferentes, como madeira, desafiando a criatividade de Catarina, que conduz e orienta a experiência.
A “Couples Experience” não só atrai casais portugueses, mas também visitantes que escolhem o País para os seus “destination weddings”. Muitos conhecem o projeto através de “wedding planners”, que reconhecem o potencial desta proposta num mercado que, apesar da tradição, está constantemente a reinventar-se.
Não é preciso estar a pensar em casar para conhecer o trabalho de Catarina. A “Couples Experience” está aberta a namorados e a quem deseje renovar os votos e criar, em conjunto os parceiros, um objeto e uma memória especial. Para agendar uma experiência ou esclarecer qualquer dúvida, deverá entrar em contacto com a marca por email para info@nullmiljewellery.com.
Para além disso, as criações da MIL estão disponíveis online, no showroom na Nazaré (aberto ao público com marcação prévia) e no Porto, na loja da Casa da Arquitetura.
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