Aos 30 anos, Beatriz Santos decidiu dar um passo arrojado a nível de carreira. A paixão por cabelos foi transformada na decisão de abrir um espaço próprio, objetivo que realizou logo no arranque de 2025. No dia 4 de janeiro, abriu na Lourinhã o Sal Hair Makeup Lab by Beatriz Santos.
Natural de Porto Santo, Beatriz mudou-se para esta vila há oito anos, mas a ligação à região do Oeste é mais antiga. As férias eram passadas com a família paterna em São Bernardino e no Baleal, memórias da infância que guarda com carinho. “Isto é uma zona super tranquila, as pessoas são muito simpáticas e afáveis”, partilha a jovem empreendedora, que se sente em casa na Lourinhã.
Antes de abraçar a profissão de cabeleireira, Beatriz trabalhou como técnica de farmácia, e foi neste contexto que descobriu o gosto pela área de maquilhagem e dermocosmética, que a levou a querer saber mais sobre o universo da estética. “Depois percebi que gostava mesmo era de cabelos”, revela.
Foi na Academia Lúcia Piloto, em Lisboa, que se especializou e deu os primeiros passos na carreira, ao serviço de outros profissionais. Há cinco anos começou a trabalhar em nome próprio, tempo durante o qual partilhou espaço com outra pessoa. Em novembro de 2024, sentiu que era o momento certo para arriscar e lançar-se na “aventura de abrir um espaço sozinha”.
Ao contrário do que muitos poderiam esperar, abrir um cabeleireiro nunca foi um sonho. Talvez por comodismo ou receio, como a mesma admite, e também por ter dois filhos e a estabilidade financeira ser uma prioridade, esta etapa não fazia parte dos planos.
No entanto, a experiência com um grupo de clientes mais jovens, que valoriza conforto e um ambiente onde possa estar à vontade — seja para tirar o computador da mala e trabalhar, ou para relaxar enquanto toma uma café —, despertou nela a vontade de criar um espaço que fosse mais do que apenas um salão de cabeleireiro.
“Comecei a sentir necessidade de um lugar que refletisse a minha identidade, tanto na decoração quanto no estilo”, explica Beatriz, que não podia estar mais contente com a decisão. A inauguração do salão foi um sucesso e a adesão superou todas as expectativas, com cerca de 60 a 70 pessoas presentes para celebrar este marco tão importante. “Foi tudo muito impulsivo, mas esse medo desapareceu e eu senti que as minhas clientes já queriam isto tanto quanto eu”.
O Sal Hair Makeup Lab foi desenhado para ser um refúgio para quem procura um atendimento personalizado. A decoração do salão pretende refletir isso mesmo: um equilíbrio perfeito entre ser um espaço moderno, mas também acolhedor.
O neon estilizado dita a tendência do espaço. Tons de rosa e dourado, misturados com preto, criam uma atmosfera feminina e sofisticada. A abundância de luz natural e a presença de um sofá e do serviço de café, para atenuar a espera, asseguram que cada cliente se sinta bem acolhida.
O nome do salão foi repescado a um projeto anterior, uma marca de acessórios em aço inoxidável, resistentes ao verão e à água no mar. A praia é uma inspiração recorrente, e evoca ainda a forma como Beatriz gosta de trabalhar os cabelos, “de maneira natural”, à “imagem do surfista”.
Já “Lab” vem de “laboratório”, e da predileção pela coloração, mais especificamente pela parte química do processo. “É essa parte de mistura e de criação de tons que me fez querer criar esta diferença, porque não é muito comum aqui na nossa zona termos este género de conceito”, refere.
Especialista em coloração (a partir de 35€), com destaque para técnicas como balayage (de 80€ a 150€), Beatriz oferece uma gama completa de serviços de cabeleireiro, que vão do corte (desde 25€), ao tratamentos capilares (de 35€ a 45€).
A maquilhagem (35€ a 45€), também uma grande paixão, entra em cena, especialmente no serviço de noivas (preço sob consulta) e ocasiões festivas, como complemento ao trabalho principal com cabelos. Apesar de ter um publico maioritariamente feminino, homens (10€) e crianças (8€) também encontram aqui um lugar.
Quebrar preconceitos em relação à imagem da mulher
Para fevereiro, a especialista em cabelos quer lançar uma campanha inclusiva, que celebra a mulher em todas as suas formas e idades. A ideia é criar um projeto que valorize a autoestima, mostrando que todas as mulheres, independentemente das suas características, merecem cuidar de si mesmas.
O casting vai incluir mulheres de diferentes etnias, idades, tipos de cabelo, quebrando estereótipos e mostrando que todas podem usar o que quiserem, desde maquilhagem mais carregada até passar o dia de pijama. O objetivo é reforçar a mensagem de que todas as escolhas pessoais são válidas e que todas as mulheres se devem sentir bem com sua aparência.
“Hoje em dia há muito julgamento por parte da sociedade, quaisquer que sejam as decisões da mulher em relação à imagem. Se tem o cabelo grande é porque está grande, se está curto é porque está curto. E eu acho que é muito importante sentirmo-nos bem connosco próprias”, remata.
Para deixar os cabelos aos cuidados de Beatriz, a marcação pode ser feita de forma simples e cómoda. Experimente o código QR, à entrada do estabelecimento, ou clique na ligação na página de Instagram. A cabeleireira garante que se dedica a atender todas as marcações com rapidez e empatia, oferecendo orçamentos online e acudindo a todas as dúvidas de forma personalizada.
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