compras

Esta loja do Oeste é o verdadeiro paraíso para os fãs de Funko Pop

Da Moranguinho ao Axel Rose, passando pela Barbie, o Principezinho ou os Marretas. Há de tudo, o difícil é escolher.
Chama-se My Pop! Mania.

Qualquer colecionador que se preze tem em casa uma divisão só para a sua coleção. Agora imagine três colecionadores no mesmo agregado familiar. A parte boa é que colecionam o mesmo, a pior é que já está praticamente preenchida a divisão com cerca de 12 metros quadrados e, agora, quem sabe, será preciso uma casa nova e um anexo só para a coleção.

Soraia e Francisco Andrade são naturais de Almada. Passavam férias na região Oeste, zona pela qual se apaixonaram, tendo-se mudado para as Caldas da Rainha em 2006. “Tomámos essa decisão depois de termos casado, pois consideramos que aqui há mais qualidade de vida”, conta Soraia à New in Oeste. O casal, de 47 e 43 anos, respetivamente, são os pais de Leonor que já nasceu caldense e com 12 anos já se fez colecionadora.

E de que se trata esta coleção? De Funko Pop. Há quem lhes chame de “funkoólicos” e eles próprios assim se autointitulam. A moda dos Pop nasceu nos Estados Unidos da América, em 1998. Os bonecos de corpo pequeno e cabeça grande e quadrada foram conquistando o mundo e Portugal não é exceção. No início deste ano, em parceria com a Comic Con Portugal, Almada recebeu a maior exposição do género na Europa, com cerca de 4.500 figuras.

Voltando à história da família, Soraia chegou a trabalhar como assistente dentária até que o colecionismo virou negócio online em 2019, juntamente com o marido, Francisco, que é editor. O negócio nasceu das partilhas que faziam das suas figuras que adquiriam para a coleção pessoal em grupos de funkoólicos nas redes sociais e que começaram a ter pedidos para que comprassem para outros funkoólicos. As solicitações tornaram-se tão recorrentes que ambos perceberam que seria uma oportunidade de negócio e que se iriam dedicar a uma paixão mútua.

Já eram colecionadores desde 2016, conhecedores da marca americana e do mercado online onde compravam as suas figuras, em sites em todo o mundo. Também há lojas físicas, e mesmo fora das grandes cidades, os colecionadores procuram comprar em loja.

Numa fase inicial, a comercialização era feita só nas redes sociais. Depois veio o site e, três anos depois, em 2022, nasceu no número 48 da Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, a loja física, My Pop! Mania.

“ Não existia nada deste género na zona e os colecionadores deslocam-se sem hesitar, porque gostam de ver as figuras pessoalmente. É bom comprar online porque é confortável, mas as pessoas gostam de mexer e ver os detalhes, que é bastante diferente de ver uma fotografia numa página. Enquanto negócio foi também nessa altura que sentimos necessidade de crescer”, acrescenta Soraia.

Soraia e Francisco Andrade.

A My Pop! Mania recebe pessoas de norte a sul do País. “Já tivemos clientes a comprar presentes de última hora, que nos ligam a pedir que esperemos por eles, que estão a caminho e vindos de longe, mas que querem mesmo um artigo específico. É muito gratificante para nós e ficamos muito felizes quando alguém nos diz que veio de propósito de fora para conhecer a nossa loja” afirma Soraia.

Também são procurados por estrangeiros e pelos emigrantes portugueses. “Quando a loja abriu, no primeiro verão, os emigrantes que nos procuraram ficaram encantados com o espaço. Faziam vídeos em direto para a Austrália, por exemplo, para as pessoas do outro lado do mundo escolherem o artigo que queriam que lhes levassem. Este verão, o segundo, aconteceu outra vez, e recebemos cá alguns dos que tiveram no ano passado”, revela.

A razão para este fenómeno é que os preços podem variar entre países e continentes. Também a variedade sofre alterações, aliás, há funkos que nunca chegam a sair dos Estados Unidos.

No primeiro aniversário, a 8 de dezembro de 2023, preparam um programa especial. Vieram cosplayers que foram super bem recebidos, um grupo nacional de jogadores de Pokémon GO, que andou pelo mítico parque D. Carlos I a apanhar Pokémons e houve um sorteio de prémios para os clientes. “Foi mesmo em grande, tínhamos uma fila à porta antes da abertura de loja, foi espetacular”, conclui a proprietária.

Com uma loja, a coleção pessoal de Soraia, Francisco e Leonor cresceu ainda mais e praticamente já não cabe na tal divisão da casa que lhe foi destinada. Se é um junkie de Funko Pops, acredite, que vale mesmo a pena vir ao Oeste conhecer esta família e a loja My Pop! Mania, que só fecha aos domingos e funciona entre as 10 e as 13 horas e as 15 até às 19 horas.

Se não sofre desta febre, fique a saber que esta coleção não desvaloriza. Mesmo em segunda mão, uma figura pode ser adquirida pelo preço de loja.

Os preços começam nos 14,99€ e podem chegar aos 130 mil euros. Sim, leu bem. Trata-se de um pack de personagens douradas do filme de Tim Burton “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, Charlie e Willy Wonka, assinado por Johnny Depp. Ainda assim, a média é 14,99€, variando consoante o tipo de boneco e o tamanho. Um dos objetivos da família Andrade é visitar a sede da Funko Pop, em Hollywood, e participar numa Comic Con, nos Estados Unidos da América.

Carregue na galeria para ficar a conhecer estas incríveis figuras e loja.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Dr. Leonel Sotto Mayor, 48
    2500-227 Caldas da Rainha
  • HORÁRIO
  • Segunda a sábado das 10h às 13h e das 15h às 19h

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA