compras

Designer do Oeste foi à Fashion Week de Milão. Acabou fotografada por uma multidão

Margarida Romão foi à capital da moda participar em masterclasses, mas foram os brincos da Modartt que chamaram a atenção.
Margarida Romão concretizou um sonho em Milão.

A Semana da Moda de Milão faz parte do imaginário de qualquer fã ou de quem gostaria de ingressar nesse mundo. Porém, muitas vezes, sabemos que esse desejo é muito difiicil de concretizar. No entanto, esta edição de 2024, que decorreu entre 15 e 23 de setembro, ficará certamente marcada na memória de Margarida Romão.

“Fui lá com o objetivo de participar em masterclasses. À porta de um dos desfiles vieram falar comigo sobre os meus brincos e fui fotografada sem me aperceber. Fui convidada por um fotógrafo, que quis fazer algumas imagens e, quando dei conta, estava uma multidão de pessoas à minha volta com máquinas na mão. Estive praticamente meia hora em que não consegui sair dali”.

Margarida tem 39 anos e fundou a marca Modartt, em 2008, especializada na criação de peças de bijuteria para si própria e, por consequência, para as amigas. A comunicação e a moda eram as suas paixões e foi no curso de vitrinismo que, entre os anos de 2005 e 2007, desenvolveu competências que aliam a comunicação não verbal ao estilo.

A vitrinista, natural do Cadaval, foi a Itália para analisar as tendências e perceber como é que a capital da moda consegue lidar com o que vai acontecendo em termos na atualidade. Confessou à New in Oeste que esperou por esta oportunidade a vida toda, deixando-a nas mãos do destino.

“Foi algo que o universo me proporcionou. Desde pequenina, que dizia que ia estar em Milão, tal como disse que ia estar nos desfiles da Fátima Lopes e isso agora acontece já há dois anos, enquanto convidada, tal como o Carlos Gil. O que está a acontecer é que o que eu fui sonhando quando era criança e ao longo do tempo está a acontecer. No fundo, com muito trabalho e muitos contactos, estou a conseguir vingar no mundo da moda”, revela.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Modartt-Craft Design®Jewerly (@modarttcraftdesign)

Como empreendedora, não se esquece da marca que fundou: “Quero levar a Modartt como comunicação que envolve já uma comunidade muito grande e é importante estar presente em algo que ambicionava desde miúda, mas também com a marca enquanto acessórios que comunicam aquilo que queres transmitir, que é o ser contemporâneo, o ser elegante para mulheres irreverentes que gostam de moda e gostam de estar bem com elas próprias.”

A comunidade da Modartt abrange já uma rede de pontos de venda e online. É também recorrente ver os brincos com triângulos nos noticiários da TVI e do Canal 11, através da parceria com uma stylist.

O objetivo de participar nas masterclasses em Milão, promovidas pela stylist e consultora de moda, Liliana Oliveira, era “poder sentir e analisar as tendências no local e ter a noção de como as coisas se processam. “Conseguimos perceber quais são as tendências para a próxima estação, não só pelos desfiles, mas também pelos showrooms”. Para Margarida Romão, estar nos bastidores ajuda também a “perceber todos os procedimentos, como é que as peças saem, desde o design até às lojas, é mesmo estar e sentir o lado da moda e ter as visitas guiadas nesse sentido. Conseguimos estar nas lojas com mais notoriedade.”

Da experiência, pretendeu obter referências para futuro. “O objetivo foi perceber se aquilo que eu faço, como desenhadora e criadora da Modartt, pode ser melhorado e continuar a ser um sucesso, mantendo-me sempre um pouco à frente do que vai existindo”.

O trabalho criativo, muitas vezes, requer uma fonte de expiração e Margarida revelou a sua: “Costumo dizer que não me inspiro em nada concretamente, mas sim da análise do que sinto e vejo e acabo por colocar na minha marca. Aproveitámos para fazer uma análise de estilistas, mas foi muito curto, foram apenas três dias, mas conseguimos fazer muita coisa e a experiência foi incrível”.

Os preços dos brincos representados pelo triângulo variam entre 15€ e 40€ e pode encontrá-los na loja online. Tem também vários pontos de venda em Caldas da Rainha, Benedita, Santa Maria da Feira, Loures, no Chiado e na Parede.

Carregue na galeria e conheça melhor a viagem de Margarida a Milão e algumas das suas peças. 

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA