A inspiração surgiu quando menos estava à espera. Em 2023, Rita Rugeroni foi buscar a filha Carminho à escola quando parou para ver os desenhos pendurados nas paredes. Enquanto storyteller, a antiga locutora de rádio não conseguiu deixar de admirar a imaginação dos miúdos por trás daquelas criações cheias de formas e cores.
De repente, surgiu a ideia. E se a coleção seguinte da Favorite People, a marca de jardineiras que criou, em 2022, fosse desenhada precisamente por miúdos? Sem tempo a perder, a animadora foi à procura dos pequenos artistas que deram origem à coleção “The Originals”, lançada a 30 de agosto.
“Organizei um concurso de design com mais de 500 alunos, desde a primeira classe até ao sétimo ano. Cada um desenhou um padrão, escolhemos os que mais gostámos e a nossa designer, a Marta, deu uma ajuda. Depois, foi só mandar estampar”, revela a fundadora.
O resultado desta experiência são padrões geométricos e abstratos, mas com muita pinta. Estrelas, flores e amoras são apenas alguns dos motivos que podemos ver gravados em criações pintadas com todas as cores que existem no arco-íris — e mais umas quantas, na verdade.
A nova coleção da Favorite People inclui peças não só para miúdos, mas também para adultos. “As mães adoram o estilo matchy matchy”, diz. Por isso, as peças em algodão com “botões e bolsos adoráveis” continuam a ser as mais procuradas, para que possam ser combinadas com as das filhas.
Os lançamentos são também cada vez mais abrangentes em relação às idades. Até os bebés podem ser vestidos a rigor com estes designs, já que há vários modelos oferecidos em tamanhos para os 6 e os 12 meses, enquanto os modelos para as crianças variam entre 1 e 10 anos.
“Estas crianças pensam fora da caixa, têm ideias incríveis e não têm medo de arriscar. Elas representam o espírito de liberdade e imaginação, capaz de transformar sonhos em realidade”.
A silhueta mantém-se fiel ao estilo que tem conquistado milhares de clientes. O decote direito e as alças ajustáveis, para que se adaptem a um maior número de pessoas, são complementadas por bolsos combinados à frente, um de estilo canguru no peito e outro de aplicação nas costas.
E as novidades não vão ficar por aqui. Além da coleção de regresso às aulas, a marca vai dar oportunidade a um dos clientes de se tornar designer do projeto. “Juntámos forças com a icónica marca Faber-Castell e desta parceria vai nascer o maior concurso de design do país”, garante.
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Desde o início, a Favorite People destacou-se por elaborar uma das ideias mais originais dos últimos anos. As embalagens inusitadas em forma de caixa de pizza fez com que a etiqueta de roupa infantil entrasse no radar de muitos portugueses. “Somos a escolha número dois dos miúdos, porque a número um será sempre a pizza”, explicaram, na altura, à NiT.
Rita, a antiga locutora da Comercial, juntou-se à irmã, Madalena, para criar uma linha que refletisse a sua personalidade extrovertida e o estilo brincalhão. A estreia foi fortíssima e não pararam de transportar padrões contagiantes para cada um dos lançamentos.
“Ela [Madalena] é uma das minhas pessoas favoritas”, diz a animadora. Obviamente também adora os seus três filhos e foi graças a estas pessoas que admira que surgiu o nome da etiqueta. “Há muito tempo que queria lançar uma coisa minha em paralelo com a rádio, algo que envolvesse miúdos”, recorda.
Antes de chegar a este conceito já tinha pensado em restaurantes e até em organização de festas. Durante uma noite em que não conseguia pregar olho, foi a ideia de criar uma marca de roupa que lhe veio à cabeça. Fez uma pesquisa intensiva e rapidamente percebeu que podia apostar nas jardineiras.
Um dos principais motivos é o facto de serem modelos que a radialista não dispensa: “É algo de gosto muito, que uso desde sempre. E os miúdos também as adoram porque são confortáveis. Quis criar uma marca monoproduto e oferecer algo irreverente, divertido e cool”, resume.
As irmãs demoraram cerca de um ano até terem o projeto concluído. Além da falta de know how sobre o mundo têxtil, viram-se confrontadas com o impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia na indústria. Ainda assim, conseguiram lançar o negócio com modelos feitos com 100 por cento de algodão orgânico e uma enorme durabilidade. O objetivo é que passem de geração em geração, como um legado familiar.
Todas as propostas são produzidas numa fábrica no norte de Portugal — mas vendem online para todo o mundo. “Temos aqui muito material de boa qualidade, e assim também sabemos que a mão de obra não é explorada”, acrescenta Rita.
Os modelos para adultos já podem ser encomendados no site por 91,90€. As propostas infantis a combinar estão todas disponíveis entre os 58,90€ e os 73,90€.
Carregue na galeria para ver os novos modelos da Favorite People.
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