compras

“Afinal são dois?”. Os gémeos inseparáveis que decoram as casas dos portugueses

José Luís e Paulo Silva são os fundadores da Twins Home Decoration, com duas lojas no País. Já chegaram a trabalhar para Madonna.
Trabalham juntos há 30 anos.

A surpresa repete-se com a visita de cada cliente. Quem conhece José Luís Silva, sorridente através do balcão da Twins Home Decoration, não espera que, alguns minutos depois, apareça outra pessoa idêntica a ele, o irmão Paulo. “Afinal, são dois?”, questionam os visitantes, baralhados, enquanto os gémeos se divertem com as já habituais reações à revelação. 

Quando surgem lado a lado, ninguém consegue distinguir um do outro. As dúvidas são desfeitas à medida que as personalidades e as valências ajudam a identificá-los. Enquanto um é perito em lidar com os fornecedores e encontrar os melhores negócios, o outro destaca-se pelo talento na decoração das casas.

Se lá fora, como nos EUA ou no Canadá, temos os  “Property Brothers”, um programa sobre renovação de casas que é um sucesso em mais de 150 países, por cá temos os Twins Home Decoration. Ainda não chegaram à televisão, é verdade, mas os irmãos têm aproveitado as redes sociais para divertir as pessoas através dos vídeos que partilham.

Embora contem com pouco mais de 1.400 seguidores, os conteúdos, que começaram a publicar no final de dezembro, somam dezenas de milhares de visualizações no Instagram e no TikTok. Há 30 anos no mercado, José e Paulo surgem, de forma cúmplice, a trabalhar nas duas lojas — no Carregado e em Torres Vedras — ou a visitar (e a decorar) a casa dos clientes.

“Estamos no mercado há muito tempo, mas é importante ir buscar novos clientes e possibilidades de fazer negócio”, começam por explicar— “Acreditamos que podemos pegar nesta questão engraçada, de sermos gémeos verdadeiros, e mostrar o nosso trabalho de forma apelativa e diferente.”

Aos 51 anos, a dupla trabalha em conjunto desde sempre. “Não nos conseguimos separar. Cada um tem a sua vida, com família e filhos, mas não conseguimos viver sem o outro”, acrescenta José. “Desde muito novos, puxamos um pelo outro e tentamos estar unidos no trabalho. É um sentimento difícil de explicar”, afirmam. 

Foi assim que, após terminarem os estudos, aceitaram o desafio no mundo da decoração. Paulo teve a oportunidade de começar na área, o irmão seguiu o exemplo, num espaço diferente, e juntaram-se assim que houve a possibilidade, com a abertura de uma loja pequena, dedicada apenas aos sofás,

Aos poucos, o negócio cresceu em oferta e tamanho, mas manteve o atendimento próximo e personalizado. “No mercado, há uma tendência em que as lojas são cada vez menos pessoais. Nós importamo-nos com isso e gostamos de tratar bem as pessoas e atender a cada necessidade”, continua José. 

“Nem percebem que somos dois”

A par do atendimento na loja, a dupla costuma visitar as casas dos clientes em conjunto. “Temos históricas fantásticas”, destacam. A maioria inclui a reação de choque “hilariante” das pessoas quando, após várias semanas a falar com um, são surpreendidas quando surge o outro.

E há até quem, mesmo falando com os dois, não note que são gémeos até José Luís e Paulo estarem lado a lado. “Às vezes, nem percebem que somos dois. Num dia falam com um, no dia seguinte falam com outro. Somos tão parecidos que acreditam que estão a falar com a mesma pessoa.”

Esta situação leva a que ambos tenham de estar sempre preparados para ser abordados por desconhecidos. “Andamos sempre de braço no ar a cumprimentar desconhecidos”, explicam. A verdade é que nunca sabem se é alguém que foi atendido pelo outro numa das duas lojas.

Até a nível de personalidade há muitas semelhanças, afinal, são cinco décadas a partilhar experiências. “Conseguimos terminar o pensamento um do outro. Por vezes, é ele que consegue acabar as minhas ideias”, diz José. “Outras vezes, não é preciso dizer nada, que ele sabe exatamente o que estou a pensar. Há um equilíbrio.”

A Twins Home Decoration ainda não trabalha com projetos completos, mas oferece soluções à medida de cada pessoa. O duo encarrega-se de tirar medidas, pensar na disposição dos móveis e dar opiniões sobre os detalhes já que, afirmam, “a maioria das pessoas não tem esse tipo de conhecimento e sentido estético”.

Através do passa-a-palavra, têm chegado a cada vez mais clientes, que destacam a confiança transmitida durante o serviço. Se existir um pedido, podem deslocar-se para trabalhar em qualquer cidade espalhada pelo País, incluindo Lisboa. 

Na casa de Madonna

Um dos desafios mais entusiasmantes, recordam, foi a oportunidade de trabalhar com a cantora Madonna. Aconteceu em 2019, na altura em que a artista se mudou do Palácio do Ramalhete, na rua das Janelas Verdes, para o bairro de Santa Catarina, em Lisboa, antes de abandonar o nosso País.

“Foi completamente diferente, porque havia uma série de requisitos, como sermos totalmente sigilosos durante a decoração. Não podíamos comentar com ninguém e tínhamos de pedir tecidos especiais a fornecedores internacionais”, explica José, esclarecendo que não chegou a conhecer pessoalmente a rainha da pop.

Apesar das exigências, explicam que foi importante conhecerem um novo segmento da decoração. “Os norte-americanos têm uma forma de estar muito diferente da nossa. Gostam de ver várias peças e, mais tarde, escolhem duas ou três. Não estávamos habituados.”

Para dar resposta a todos os tipos de pedidos, os Twin Home Brothers trabalham com vários fornecedores, dentro e fora do País. Quer seja com uma figura pública ou um anónimo, tentam acompanhar o mercado, sendo que “a qualidade dos produtos” é sempre o cartão de visita.

“Em relação aos sofás, que continuam a ser o nosso produto estrela, tentamos estar o mais avançados possível em termos de design. Visitamos várias feiras no setor”, volta a referir José. “Mas trabalhamos com vários tipos de produtos. No caso dos colchões, trabalhamos com várias marcas para que existam inúmeras possibilidades.”

O mundo da decoração, concluem os irmãos, tem vários altos e baixos, mas não colocam de lado a ambição, mesmo nas fases mais negativas. “Em brincadeiras, já lhe disse que qualquer dia estamos os dois a fazer televisão como vemos lá fora. Temos essa dinâmica: um gosta de uma coisa, outro prefere outra. É divertido para se ver”, conclui.

Além de visitar os espaços físicos da Twins Home Decoration, pode conhecer mais sobre o projeto e entrar em contacto com os fundadores através da página de Instagram.

Carregue na galeria para ver algumas das peças que pode encontrar à venda nas lojas.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA