As irmãs Ana e Sara Mateus transformam a tradição artesanal numa marca contemporânea que une sustentabilidade, design intemporal e um profundo vínculo familiar. Fundada em 2017, a António — A Handmade Story não é apenas uma marca de acessórios de moda, mas uma celebração da história e dos valores que atravessam gerações, com um olhar voltado para um futuro mais consciente e responsável.
A António nasceu de um legado familiar que se iniciou com o pai das irmãs Mateus e com a António & Mateus, Lda., na freguesia da Benedita, em Alcobaça, empresa que, desde 1982, se especializa em artigos em pele. Desde muito cedo, que Ana, designer de moda de 53 anos, e Sara, designer gráfica de 46, ambas das Caldas da Rainha estão ligadas às artes manuais. O trabalho com a pele, que utiliza técnicas de curtimenta vegetal que o pai, António, já usava há 40 anos, foi um legado que as inspirou a continuar e modernizar, criando produtos que não só resistem ao tempo, como também se inserem num movimento mais amplo de mudança no mercado da moda.
Com uma grande experiência no setor e um profundo conhecimento de mercado, as irmãs Mateus estavam determinadas a ir além de uma marca comum e através de um “processo emocional” criaram um conceito com base na responsabilidade ambiental e social. “A nossa pele vem do subproduto da indústria alimentar, da pele de vaca, e acreditamos que, enquanto as pessoas continuarem a comer carne vai sempre sobrar pele animal e essa pele deve ser reaproveitada”, explica Ana.
A António distingue-se pela escolha consciente dos seus materiais, com um foco especial na sustentabilidade. A pele utilizada pela marca é tratada através do processo de curtimenta vegetal, uma técnica mais dispendiosa e livre de químicos pesados, o que garante que os produtos tenham uma longa durabilidade. Além disso, a marca tem vindo a utilizar a curtimenta bio, um processo que torna a pele mais maleável mas que cumpre com os requisitos de respeito pelo meio ambiente.
Inspiradas pela filosofia de Vivienne Westwood, que defende o conceito “buy less”, as irmãs Mateus criam peças que vão além da efemeridade da moda rápida. Com um design minimalista e cores intemporais, a marca promove um consumo mais consciente. Cada peça é pensada para resistir ao tempo, tanto no estilo quanto na durabilidade. Além disso, a António oferece um serviço de restauro, permitindo que as peças prolonguem o seu tempo de vida.
A importância de nos ligarmos uns aos outros
A coleção “Together”, a mais recente criação da António, foi apresentada no passado sábado, 23 de novembro, na Depozito. É uma “tentativa de chamar a atenção para o que se passa no mundo, para o facto de estarmos muito individualizados, voltados para nós e excessivamente polarizados”. Esta ideia traduz-se na criação de cinco objetos que, apesar de poderem ser usados individualmente, foram desenhados de forma a se conectarem uns aos outros, através de um mosquetão.
Os produtos principais da coleção incluem a tote bag JOAQUIM (230€) e a bolsa para telemóvel LÚCIA (135€), projetada para ser usada a tiracolo ou no ombro, com alça ajustável e um bolso para cartões. Há ainda três peças complementares: o porta-garrafas ISABEL (46€), o porta-chaves LUÍS (21€) e a carteira tic-tac JOSÉ.
Tal como nas coleções anteriores, os nomes dos modelos são uma homenagem à família, refletindo a ligação profunda que as irmãs têm com as suas raízes e com os valores que moldam a marca. Atualmente situada na Benedita, a oficina da António, composta por seis pessoas, planeia mudar-se para as Caldas da Rainha durante o primeiro semestre de 2025. O novo espaço pretende refletir a filosofia da marca, oferecendo a possibilidade de acolher workshops e outras iniciativas.
Os produtos da António e a coleção Together podem ser encontrados na Hava Concept Store, na Rua Heróis da Grande Guerra, nas Caldas da Rainha, e no novo espaço Depozito, na Rua Nova do Desterro, em Lisboa, um projeto d’A Vida Portuguesa em colaboração com a Portugal Manual. Também estão à venda online, no site da marca.
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