A nostalgia vintage continua a invadir as passarelas. As flores retro, que pareciam saídas dos papéis de parede das casas das nossas tias e avós, nos anos 70, foram recebidas com sorrisos do público, que apreciava os vestidos com alças finas, da Prada, ou os estampados contrastantes da Versace.
Com os dias mais quentes a aproximar-se, cabe à moda (e a quem a acompanha) perceber que estilos estão em voga para os próximos meses. E, por mais as tendências apareçam e desapareçam, fica a lição do famoso estilista francês Paul Poiret: “Escolha o que estiver mais em harmonia com o seu caráter, pois pode ser a expressão de um estado de espírito.”
Uma coisa é certa: a mudança de estação é uma das melhores alturas para renovar o armário. E os vestidos, claro, não podem faltar. Nenhuma outra peça de roupa remete tanto primavera como a fluidez de uma versão num tom mais vibrante e animador. As novidades deste ano já começaram a chegar às lojas.
Como é habitual, os vestidos com estampados florais não podiam faltar, mas existem novos modelos. Uma das vantagens deste clássico é que pode usar nesta estação e voltar a tirá-los do armário nos próximos anos — ao contrário de outras tendências passageiras. É uma compra segura porque sabemos que se trata de um regresso anual.
No que às cores diz respeito, os tons de rosa pálido (semelhante a um blush) estão na base das paletas suaves e sofisticadas das marcas. Dos vestidos etéreos e transparentes aos mais conservadores, estas opções combinam na perfeição com outros tons da estação, como o mocha mousse, o bege ou o verde menta, por exemplo.
Os tecidos habituais, como o chiffon, o tule, o algodão e o linho, entre outros, continuam a dar formas em vestidos leves como uma nuvem. Mas há espaço também para a camurça continuar na ordem do dia, saindo dos casacos para os vestidos de manga curta, e para a ganga voltar a ter protagonismo.
Se quiser escapar dos drapeados e da pele à mostra, também pode seguir um estilo mais boho chic. Os modelos com inspiração boémia têm sempre bordados ou estampados originais e simbolizam a liberdade que muitos sentem na altura de guardar os casacos e as malhas no fundo do baú.
Carregue na galeria para conhecer a seleção da NiT de vestidos para a primavera a partir dos 17,99€.