Os vinhos da Região de Lisboa, em especial de Torres Vedras, são os grandes protagonistas do Reserva — Fórum de Inovação, Gastronomia e Vinho, que está marcado para o fim de semana de 30 de maio a 1 de junho, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras.
Nesta quinta edição do evento, a região nacional convidada é a Cidade do Vinho 2025, que é composta por vários municípios do Alentejo — Borba, Estremoz, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal. A par dos vinhos locais, os produtores desta região vão partilhar as suas tradições e conhecimento ligado ao vinho, em vários momentos onde não faltará tempo para, claro, provar várias colheitas.
“Queremos dar a conhecer aquilo que são os nossos produtores. É importante fazer esta ligação entre os produtores, adegas e consumidores. É necessário que os consumidores conheçam bem aquilo que é a atividade produtiva do nosso concelho”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.
Além do vinho, o Reserva dá destaque a muitas outras áreas de interesse, da cultura à gastronomia. Por isso, ao longo dos três dias, vai haver workshops, tertúlias, showcookings e concertos para toda a família. Sempre com entrada gratuita.
A 30 de maio, sexta-feira, os destaques da programação vão para o showcooking de Joana Barrios, pelas 19 horas, e o concerto de Milhanas, marcado para as 22. Entre estes dois momentos, os apreciadores de vinho podem aproveitar a prova comentada por Jorge Mota, o Enólogo Revelação de 2024, que é um apaixonado pela região de Colares, em Sintra.
No dia seguinte, a prova comentada de vinhos fica a cargo de outro enólogo premiado. Pedro Ribeiro traz aos visitantes uma variedade de vinhos da Herdade do Rocim para uma experiência vínica premium. Ainda neste sábado, quem precisa de aprender a descomplicar receitas pode conhecer as dicas da autora do blogue “Cinco Quarto de Laranja”, Isabel Zibaia Rafael. Este workshop acontece às 15 horas. Ao final da noite, vai haver um concerto do fadista Ricardo Ribeiro.
No domingo, 1 de junho, a gastronomia de Torres Vedras ganha uma presença especial com a La Dolce Rita, que vai mostrar como se faz o típico doce local, o pastel de feijão.
Promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, o Reserva assume-se como um espaço “de promoção dos produtores locais e projetos inovadores, que conectam o universo do vinho à identidade do território”.
No primeiro dia. o recinto abre às 17h30 e a festa termina depois do espetáculo do DJ Senhor Alto, por volta da uma da manhã. Já no fim de semana, a festa arranca mais cedo, logo ao meio-dia. No sábado, as portas vão fechar pela uma da manhã, enquanto que domingo o festival terminará às 19 horas.
Todas as atividades do evento são gratuitas, mas estão sujeitas aos lugares disponíveis. Pode conhecer o programa completo no site do município.