Apesar de ser apelidada de italiana, esta sobremesa é uma criação brasileira. Acredita-se que tenha nascido no sul do Brasil, numa colónia de imigrantes, como uma variação do salame de chocolate italiano e com influências do brigadeiro.
Os portugueses também tiveram dedo neste doce. Acredita-se que tenha tido inspiração também no salame de chocolate português. Diferente do italiano, a versão portuguesa, além da bolacha Maria leva amêndoas sem casca, ou seja, sem a “palha”.
Este mix de culturas gastronómicas advém da abundância de imigrantes italianos e portugueses na região sul do Brasil. Este doce conta então com o sabor forte do brigadeiro, mas com uma textura crocante graças à bolacha adicionada. Pode ser servida como lanche e, por isso, é uma ótima ideia para levar para a escola ou para o trabalho.
A palha italiana é excelente para levar como snack para qualquer lado: é de fácil conservação e rende bastantes porções. E a melhor parte desta receita é ser muito simples de confecionar. Leva apenas quatro ingredientes (mais o açúcar para polvilhar por cima) e nem precisa ir ao forno. A única parte que pode ser complicada é encontrar o ponto certo do brigadeiro. Mas já lá vamos.
Do que precisa
— 3 latas de leite condensado
— 4 colheres de sopa de chocolate em pó
— 3 colheres de sopa de manteiga
— 2 pacotes de bolacha maria
— Açúcar em pó
Como se faz
Numa panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Misture tudo e deixe cozinhar ao lume durante alguns minutos. É difícil dizer com exatidão o tempo, terá que observar bem o aspeto da massa. O ponto ideal será um pouco antes do ponto do brigadeiro, ou seja, quando já parecer bem espesso, mas ainda agarre um pouco na panela.
Desligue o lume e junte os dois pacotes de bolacha Maria partidos em pedaços pequenos. A seguir coloque papel vegetal numa travessa ou forma e junte a mistura. Deixe no congelador entre uma a duas horas. Por fim basta cortar em quadrados do tamanho que desejar e passar em açúcar em pó para um toque final.
Aconselha-se que conserve no frigorífico.