Há uma boa notícia para quem é fã de comida italiana, principalmente se for acompanhada de um bom vinho. Há mesmo quem diga que o “wine paring” certo destaca o melhor de cada prato. Assim, torna-se quase obrigatória uma visita ao Sabores d’Itália, restaurante situado nas Caldas da Rainha, que recebeu recentemente a mais alta distinção nos World´s Best Wine Lists Awards 2024.
Os prémios, organizados pela revista The World of Fine Wine, deram-lhe três estrelas, colocando-o entre os melhores do mundo, em termos de seleção de vinhos. “Este prémio é uma validação do nosso esforço. Saber que as pessoas reconhecem a qualidade do que fazemos é muito gratificante”, afirma Norberto Marcelino, responsável pelo espaço.
A carta, que começou com cerca de 80 referências, é agora uma das mais notáveis da região, com mais de 600 opções. O restaurante apresenta uma ampla seleção de vinhos portugueses, incluindo Madeira e Açores, e algumas escolhas italianas, alinhadas com a sua proposta gastronómica.
Os proprietários, Norberto, de 66 anos, e Maria João, de 61 anos, dedicam-se pessoalmente a atualizar a carta de vinhos, “pelo menos três a quatro vezes ao ano”. Norberto destaca a importância da diversidade e qualidade, sublinhando que “cada vinho na nossa carta é uma escolha cuidadosa”, e que o prémio é uma confirmação do trabalho bem feito.
“Temos uma cave muito grande equipada com 10 câmaras frigoríficas, fundamentais para garantir que os vinhos sejam armazenados nas condições ideais e nas temperaturas perfeitas para preservar a qualidade”, revela o responsável.
A gama de vinhos varia entre os que custam 14,50€ àqueles cujo preço chega aos 2750€, o que garante opções para os clientes mais exigentes, mas também para quem que procura uma alternativa acessível.
Inaugurado em 1995, o estabelecimento iniciou o seu percurso com uma proposta inovadora: uma cozinha italiana que não se limitava a servir pizzas, mas oferecia pratos tradicionais preparados de forma artesanal. A combinação de sabores caseiros, como massas, pães, gelados e sobremesas, conquistou rapidamente a fidelidade dos clientes.
A cozinha destaca-se pelo uso de ingredientes frescos e locais. Pratos como medalhões de tamboril com molho de lima, folhado de gambas com cantarelos ou pansoti de camarão com molho de Mascarpone e Aneto são alguns exemplos de como a tradição italiana é respeitada, ao mesmo tempo que se procura inovar para surpreender quem está de visita.
À New in Oeste, Norberto conta que os clientes mais antigos continuam a frequentar o espaço e que, por isso, mantêm sempre os pratos que sabem que podem ali encontrar, ainda que vão fazendo uns ajustes para manter a frescura e originalidade.
Embora o restaurante tenha sido aberto inicialmente em sociedade com um casal italiano, o projeto rapidamente passou a ser gerido apenas por Norberto e Maria João que se dedicam a torná-lo um espaço “familiar e acolhedor”. Com 50 lugares sentados e uma sala de cerca de 110 metros quadrados, permite receber grupos grandes, almoços e jantares de negócios ou aniversários.
A recente atribuição das três estrelas nos World’s Best Wine Lists Awards 2024 é o reconhecimento da paixão e do trabalho árduo do casal em criar não só uma cozinha de qualidade, mas também uma experiência completa para os fãs de vinhos.
O restaurante, que se prepara para celebrar 30 anos de história a 6 de maio de 2025, continua a ser um ponto de encontro fundamental na cidade, mantendo-se fiel à sua filosofia de “criar uma cozinha de conforto e uma carta de vinhos capaz de agradar a todos os gostos”.