comida

Esta semana o Boca Santa terá 2 jantares temáticos com poesia e um chef convidado

A iniciativa do restaurante em Santa Cruz conta com pratos criados por Rogério Miranda e presença da poetisa Cidália Correia.
Um dos pratos que poderá provar.

Se costuma deixar para o fim de semana o programa de ir jantar fora a restaurantes locais, não sabe o que está a perder. É que, durante esta semana, há dois jantares especiais no restaurante Boca Santa, em Santa Cruz, que convidou o chef Rogério Miranda para cozinhar nos dias 20 e 21 de novembro, quarta e quinta-feira. 

“Dizeres dos poetas” é o nome da iniciativa que une gastronomia e poesia. Além de contar com o talento do chef — formado em cozinha, pastelaria e gestão hoteleira —, que já passou por vários restaurantes com estrela Michelin, tanto em Portugal, como Espanha e Itália, o evento conta também com a declamação de poemas ao longo da refeição. A responsável será a escritora e poeta convidada Cidália Correia, natural de Santa Cruz. 

Nestas duas noites especiais, serão servidos três pratos, cada um dedicado a um poeta diferente, com paring de vinhos definido pelo sommelier Gonçalo Cosme. A entrada, por exemplo, foi criada em memória ao poeta João de Barros, que escrevia sobre os Descobrimentos e mar nas suas obras.

“Pensei replicar uma entrada que já é conhecida por alguns, a minha versão de torricato de bacalhau”, explicou o chef. A proposta consiste num lombo de bacalhau braseado, crocante de broa de milho, espuma de pão tostado e azeite de coentros.

O prato principal foi pensado em homenagem ao poeta Antero de Quental. Uma vez que este é açoriano, o chef vai trazer “um pouco das ilhas ao continente”. A opção passa por um rabo de boi estufado à antiga, acompanhado com pasta de cogumelos, puré de batata doce assada e uma salada mista com vinagrete de vinho da Madeira e queijo da ilha de São Jorge.

Para terminar, o último poeta homenageado é Kazuo Dan, que tem um poema seu representado numa pedra negra ao lado do restaurante. A sobremesa será “toda ela negra como a sua obra” e pode-se esperar uma combinação de sabores como gelado de sésamo negro, ganache de chocolate fumada e um merengue negro crocante.

O chef.

A ideia partiu do chef Rogério Miranda, em conjunto com Rui Terras, proprietário do Boca Santa, que juntos criaram o projeto Jantares com História, para “trazer novas emoções e cultura às pessoas”.

O jantar terá início às 20 horas e um custo de 50€ por pessoa. As reservas são limitadas a 20 lugares. Para quinta-feira, a sala já está cheia, mas para esta quarta-feira, 20 de novembro, ainda há lugares, sendo possível reservar mesa através do contacto 919 324 499.  

Este é apenas o primeiro de cinco jantares temáticos que vão acontecer entre novembro e janeiro. O próximo será nos dias 4 e 5 de dezembro, e o tema é “Vestígios – À descoberta do Jurássico”.

Atualmente, o foco de Rogério Miranda é o projeto “Nameless Journey”, em que o chef se desloca a casa das pessoas e prepara refeições requintadas. Para conhecer melhor o seu trabalho ou até reservar um jantar especial e privado, siga-o através da página de Instagram

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA