comida

Esqueça as Roditas: o novo chocolate da Mercadona já é um dos favoritos dos portugueses

A marca decidiu unir dois bestsellers, a tablete de chocolate branco e as bolachas Roditas para criar o mais recente sucesso.
Ótimo para a época que se avizinha.

Seis anos depois da estreia da cadeia espanhola em Portugal, já todos se habituaram às ocasionais loucuras por este ou aquele produto exclusivo da Mercadona. Dos presuntos aos detergentes, dos mochis às empanadas. Desta vez, a surpresa é doce. Muito doce.

Seria de esperar, dada a proximidade da Páscoa, que os clientes já andassem atrás das amêndoas e dos ovos para os filhos e afilhados. Mas não. O sucesso desta vez está entregue ao Chocolate Fussion Roditas, uma reimaginação das famosas Roditas, as bolachas da Mercadona inspiradas nos Filipinos, que foram criados há 40 anos e não escaparam às polémicas.

Em 1999, o senador filipino Heherson Alvarez afirmou que o nome usado para as bolachas era ofensivo. “Podiam ter qualquer outra designação, mas os fabricantes decidiram usar a nossa identidade racial e agora fazem dinheiro com isto”, disse. Criticou ainda o facto de serem “escuras por fora e brancas por dentro”, algo que, afirma, é um argumento muitas vezes dito contra as pessoas das Filipinas.

A Mercadona não será certamente envolvida na polémica porque chamou às argolas cobertas com chocolate branco de Roditas e, tal como as originais, foram um sucesso. As bolachas foram tão bem recebidas que a retalhista espanhola decidiu dar-lhes uma nova forma: com os mesmos ingredientes, transformou o sabor das Roditas numa tablete. “A combinação perfeita dos bestsellers da Mercadona”, referiu André Silva, diretor de comunicação da cadeia.

“A ideia de criar este Fussion Roditas, surgiu depois de vermos que as bolachas Roditas com chocolate branco são muito apreciadas pelos nossos clientes. A gama Fussion é dinâmica. Neste momento temos seis chocolates da mesma linha”, adianta, sem determinar quantos vendem atualmente por semana.

As tabletes têm 140 gramas e começaram a chegar às prateleiras no início de março. Os chocolates são produzidos em Espanha sob a marca própria da cadeia, a Hacendado. Contêm sobretudo chocolate de leite, farinha (com glúten), leite e cacau em pó. Custam 1,45€ e estão à venda em todas as lojas da Mercadona.

Como seria de esperar, estão longe de ser um produto amigo da dieta. Cada 100 gramas de Fussion Roditas têm 548 calorias, com um total de 33 gramas de gordura e 54 de hidratos. Contêm ainda 7,8 de proteína e 0,2 de sal.

A marca promete continuar a apostar no País e nos fãs portugueses. O chocolate junta-se às empanadas e aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens. Também vale a pena falar sobre as torradas feitas com pão de croissant.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos da retalhista que “têm sido um sucesso” em Portugal.

 

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA