comida

Burlões roubam 360 mil euros em queijo — e até Jamie Oliver anda atrás dos criminosos

O vendedor perdeu o rasto ao cheddar raro, que se supõe ter sido levado para a Rússia ou Médio Oriente.
Foram apanhados de surpresa.

Não era um quadro raro ou uma joia recheada de diamantes. O roubo da qual foi alvo a Neal’s Yard Dairy, um retalhista britânico, incidiu sobre queijo. 360 mil euros apenas e só de queijo.

Naturalmente, não se tratava de um queijo qualquer, mas sim de um cheddar raro, o qual ficou nas mãos dos burlões, que nunca chegaram a pagar a compra. A empresa entregou, a 21 de outubro, 950 rodas de cheddar a um suposto cliente, que se se fez passar por um distribuidor de um grande comerciante francês. O dinheiro nunca foi transferido.

Os fornecedores e produtores que trabalham para a Neal’s Yard Dairy acreditam que os produtos tenham sido levados para a Rússia ou para o Médio Oriente, onde poucos farão perguntas sobre a origem dos lacticínios.

Os contactos para a compra do queijo começaram em julho, como explica o “The New York Times”. Em setembro, a encomenda com queijos de três produtores (Hafod, Westcombe e Pitchfork Cheddar) seguiu em duas partes. Até aqui tudo corria bem mas, como o pagamento tardava em chegar, a retalhista decidiu contactar os compradores e surpresa: ninguém respondeu.

A polícia britânica está a investigar e conta com o apoio de autoridades internacionais e personalidades do mundo da alimentação que querem ajudar. Jamie Oliver foi um deles. O chef partilhou com os seguidores no Instagram o que se tinha passado e pediu que quem soubesse de algo, se chegasse à frente.

“Houve um grande roubo de queijo. Alguns dos melhores queijos cheddar do mundo foram roubados. E se alguém ouvir algo sobre queijo chique sendo vendido por um preço baixo, provavelmente são alguns dos ladrões”, acrescentou David Lockwood, sócio da empresa.

Alguns produtores de queijo como Tom Calver, da Westcombe Dairy e Trethowan Brothers, admitem que se trata de um crime “muito difícil de compreender” e pediram que todos “mantenham os ouvidos e os olhos bem abertos se virem bom queijo a ficar barato”. A Trethowan Brothers, que forneceu um dos lacticínios pediu aos clientes que “apoiem também” a Neal’s Yard Dairy, uma das empresas de lacticínios mais famosas da Grã-Bretanha, fornecedora de queijos britânicos e irlandeses.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA